Foto: https://lens.google.com/
ARMANDO POMPERMAIER
( BRASIL - ACRE )
Armando Cezar da Silva Pompermaier - Possuo graduação em História - Licenciatura Plena -, e Mestrado em Letras - Linguagem e Identidade -, ambos pela Universidade Federal do Acre.
Tenho experiência na docência no Nível Fundamental, Médio e Superior, no ensino público e na iniciativa privada.
No Nível Superior tive a experiência de trabalhar com as disciplinas de Filosofia e Sociologia na Faculdade Meta - FAMETA; na área de História, tive experiência na docência de Nível Superior principalmente nas disciplinas de História Moderna e Contemporânea e Teoria da História, na Universidade Federal do Acre - UFAC. Atualmente sou Docente EBTT com a disciplina de História no Instituto Federal do Acre - IFAC, Campus Xapuri, onde desenvolvo também a atividade de pesquisador na linha de pesquisa Linguagem Musical e Identidade Cultural, assim como coordeno o grupo de pesquisa do DGP CNPq Núcleo de Estudos Culturais da Amazônia Acreana-NECAA.
Paralelamente a estas atividades, tenho ainda uma produção artística na área da literatura (poesias e contos) e música (como guitarrista, vocalista e compositor de letras e músicas).
***
A seguir, o poema publicado na Folhinha Poética – 2012:
OS ARTESÃOS DOS AMANHÃS
Lá no fundo da alma
tem um lugar onde
se criam as utopias
se de lá que nascerá
um mundo melhor
Lá
o seu ventre
o seu berço
a voz do devir
que faz valer a pena viver
como artesão dos amanhãs
trazidos pelo sol
O mundo íntimo
o germe do amanhã
que sempre esteve dentro
dos que colocam a vida
acima de tudo
Não a “vida” do existir agonizante,
do nulo,
mas a vida da plenitude devir
o sentido do existir
A liberdade só pode ser plena
entre os iguais
ou na solidão
absoluta
paradoxal privação
de tudo
Guardemos bem
o refúgio do novo mundo
no peito
amante do futuro
O coração do socialista
é o ventre
que vai partir
o amanhã
*
VEJA E LEIA outros poetas do ACRE em nosso Portal:
http://www.antoniomiranda.com.br/poesia_brasis/acre/acre_index.html
Página publicada em agosto de 2023
|